Facebook do Troféu Louvemos Instagram do Troféu Louvemos Twitter do Troféu Louvemos

Louvemos o Senhor – do livro à maior festa da música católica do Brasil

Por Cássio Abreu

louvemos1975O “Troféu Louvemos o Senhor” é o resultado de um trabalho que acontece há 40 anos no Brasil, em favor da música católica. Em 1975, Pe. Eduardo Dougherty,sj, um jesuíta americano, fundador da Associação do Senhor Jesus e Idealizador da TV Século 21, tinha um bom relacionamento com as Edições Loyola, coordenada pelo Pe. Gabriel Galache na época, quando Pe. Eduardo começou a trazer livros americanos de música religiosa para serem traduzidos, editados e distribuídos aqui no Brasil.

“Viajando pelo Brasil, eu me lembro de ver e ouvir as pessoas cantando as mesmas músicas de maneiras diferentes. Precisávamos de um livro de cânticos para unificar a música no Brasil. Havia um livro, em inglês, chamado ‘Let’s Praise the Lord’ (Louvemos o Senhor). Colocamos esse nome no livro e começamos a publicá-lo. Organizamos uma empresa, a Distribuidora Louvemos o Senhor, para distribuir o livro. Foi um grande sucesso”, lembra Pe. Eduardo.

O livro de cânticos “Louvemos o Senhor” começou a ser distribuído nos cenáculos da Renovação Carismática, nos Grupos de Oração, nas igrejas e comunidades. Assim, o livro passou a ser um instrumento de unificação da música católica e as pessoas começaram a cantar músicas de louvor e adoração da mesma maneira em todo o Brasil.

“Depois começamos a fazer CDs – Adoremos o Senhor –, ajudando na união musical da Igreja. Algumas músicas eram simples e inspiradas: Aleluia… Aleluia…”, cantarola Pe. Eduardo. “Músicas como ‘a Barca’, ‘Louvado seja meu Senhor’, de origem italiana… Essas músicas fizeram sucesso na época e são cantadas até hoje”.

O livro de cânticos “Louvemos o Senhor” foi um grande serviço para a Igreja do Brasil. Depois vieram os livros de partitura e cifrado, e hoje já existe um aplicativo, em forma digital, com váriosapplouvemos recursos que facilitam a vida de músicos e cantores. É mais um serviço que a Associação do Senhor Jesus oferece à Igreja.

Finalmente foi criado o “Troféu Louvemos o Senhor”, a grande celebração da música católica no Brasil. Sua principal finalidade, mais do que distribuir prêmios, é a de unir cantores, músicos, gravadoras e distribuidoras para a concretização dessa união e fortalecimento da música católica.

“Se existe uma tecnologia que ajuda a acelerar e melhorar o processo de evangelização, nós temos que usá-la. Precisamos estar antenados e atualizados”, conclui Pe. Eduardo.