Facebook do Troféu Louvemos Instagram do Troféu Louvemos Twitter do Troféu Louvemos

Mérito Especial Troféu Louvemos o Senhor 2018

Reginaldo Veloso, especialista em liturgia

Reginaldo Veloso, especialista em liturgia

“Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria, de Maria nasceu o Salvador.” Assim canta a Igreja com a canção litúrgica de Reginaldo Veloso, que será homenageado com o “Mérito Especial” da 10ª Edição do Troféu Louvemos o Senhor.

Mestre em Teologia e História, escritor, compositor e especialista em liturgia, Reginaldo tem contribuído por muitos anos com a evangelização por meio da música. Algumas canções são populares e entoadas de norte a sul do país:

 

Um Cálice foi levantado

“Um cálice foi levantado,

um pão, entre nós partilhado,

o povo comeu e bebeu, e anunciou:

o amor venceu!”

 

Sê a rocha que me abriga

“Sê a rocha que me abriga,

Casa forte que me salva;

Para honra do teu nome

És o guia que me ampara!”

 

Entre outras canções que são cantadas nas celebrações litúrgicas, encontros de oração e retiros. “As músicas de Reginaldo Veloso fazem parte do dia a dia das celebrações e liturgias da nossa Igreja. Todos conhecemos estas músicas, mas muitas vezes não conhecemos o autor. São obras de arte a serviço da evangelização e da animação do povo. São os nossos textos sagrados traduzido em melodias que encantam”, aponta o Coordenador do Troféu Louvemos o Senhor, João Mourão.

O Troféu Louvemos o Senhor já homenageou nestes dez anos de história, por meio da categoria “Mérito Especial – Prêmio por uma vida inteira de realizações”, alguns ícones da música como: Pe. Zezinho (2009), Banda Agnus Dei (2011), Ir. Míria T. Kolling (2012), Waldeci Faria (homenagem Póstuma 2013), Frei Fabretti (homenagem Póstuma 2014), Tia Lolita (2015), Pe. José Weber, SDV (2016) e a Renovação Carismática Católica (2017).

“Esta categoria celebra o reconhecimento que damos aos músicos, compositores, artistas, que colocaram seus talentos e toda a sua vida a serviço de nos ajudar a preparar nossos corações para a comunicação com Deus”, destaca João Mourão.

merito especial trofeu louvemos o senhor 2018

Reginaldo Veloso é o homenageado do Troféu Louvemos o Senhor 2018

Reginaldo Veloso

Mestre em Teologia e História, escritor, compositor e especialista em liturgia.

Reginaldo Veloso nasceu no dia 3 de agosto de 1937, em Piquete, Município de São José da Lage, Alagoas. O pai era pequeno comerciante, a mãe doméstica. Seu nome completo é José Reginaldo Velloso de Araujo.

Em 1951 foi para o Seminário em Recife (PE), onde fez o curso ginasial científico e estudou filosofia.

Em 1958 foi para Roma, onde estudou Teologia e História da Igreja. Foi ordenado padre em 1961, em Roma.

Voltou para o Brasil em 1966, e trabalhou por dois anos e meio como professor de Seminário.

Em 1968 foi para o bairro de Casa Amarela, em Recife (PE). Comandou por mais de 11 anos a paróquia do Morro da Conceição. Era o pároco (nomeado por Dom Hélder) de uma das principais paróquias da arquidiocese.

Reginaldo Veloso foi um dos fundadores do Instituto Teológico do Recife (ITER) e um dos braços direitos de Dom Helder Câmara.

De Norte a Sul do país, Reginaldo Veloso é chamado para prestar assessoria no campo da liturgia, da música litúrgica e também de movimentos de evangelização. Além disso, já atuou diversas vezes para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

 

Programe-se!

20 de junho – Show de Premiação Troféu Louvemos o Senhor 2018

Evento terá sinal gerado pela Rede Século 21 e transmissão em pool pelas emissoras católicas de TV.

 

Fabiano Fachini, Assessoria de Imprensa