Entrevista com João Mourão, diretor musical e artístico
O Diretor Musical e Artístico do Troféu Louvemos o Senhor, João Mourão, fala sobre o maior Prêmio Nacional da Música Católica, organizado pela Associação do Senhor Jesus. Em entrevista, João Mourão apresenta o processo de indicação dos artistas, votação e as parcerias que garantem a credibilidade do evento, que está na 5ª edição.
Confira a entrevista completa:
Imprensa RS21: Como é realizado o processo de indicação dos candidatos ao Troféu Louvemos o Senhor?
João Mourão: As gravadoras e agências podem indicar seus artistas para concorrer em todas as categorias disponíveis. Os artistas independentes indicam seus próprios nomes na categoria de “Melhor Álbum Independente” e a Comissão Organizadora pode indicar estes artistas em outras duas categorias, em que julgar que estes trabalhos apresentam grande relevância.
Imprensa RS21: Como são escolhidos os jurados?
João Mourão: Os jurados são escolhidos baseados na sua experiência e expertise nas áreas em que irão votar. São escolhidos produtores musicais, músicos seculares e ligados à música religiosa, arranjadores, profissionais ligados às performances artísticas e padres e leigos ligados à música litúrgica.
Imprensa RS21: Como é o processo de votação dos jurados?
João Mourão: Os jurados recebem os álbuns que irão julgar e tem um mês para os avaliarem de acordo com uma série de quesitos que a Comissão Organizadora propõe para cada categoria. Estes quesitos que compõem a nota final servem para ajudar o jurado estabelecer um padrão de julgamento entre os álbuns e os artistas avaliados.
Imprensa RS21: Como é o processo de seleção dos candidatos indicados para votação popular?
João Mourão: Após a avaliação dos jurados, os cinco primeiros colocados nas categorias que irão à Votação Popular têm seus nomes indicados para serem votados pelos internautas.
Imprensa RS21: Quem realiza a auditoria?
João Mourão: A auditoria é realizada pela Mazars, uma parceira no projeto do Troféu Louvemos.
Imprensa RS21: Como é realizada a votação popular. Como participar?
João Mourão: Os álbuns e os nomes dos artistas são colocados no site www.trofeulouvemos.com.br à disposição do público para que possam receber o voto e o apoio dos seus fãs. Só é aceito um voto por dia, em cada categoria, de cada IP – que é o número de identificação de cada computador.
Imprensa RS21: Quem pode se inscrever no Troféu Louvemos deste ano?
João Mourão: Todos os trabalhos lançados de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2012 estavam aptos a participar do processo de inscrição e avaliação da 5ª Edição do Troféu Louvemos o Senhor.
Imprensa RS21: Quantos foram os projetos inscritos?
João Mourão: Este ano tivemos mais de 100 inscrições. Mas ao longo destes cinco anos de premiação, já foram mais de 800 projetos inscritos no troféu Louvemos o Senhor.
Imprensa RS21: Como acontece a premiação?
João Mourão: Nós optamos por fazer a premiação em duas etapas devido ao grande numero de categorias que premiamos. No dia 19 de maio divulgamos os vencedores nas categorias técnicas e, no dia 22 de maio, o restante das categorias. A ideia é termos mais categorias para premiarmos. Não queremos deixar ninguém de fora, afinal este quer ser um prêmio de valorização de todos os profissionais envolvidos na criação e produção da música católica. Não temos ganhadores, temos reconhecimento.
Imprensa RS21: Como está a expectativa para o evento?
João Mourão: Estamos vivendo os momentos mais intensos de preparação desta 5ª edição. Teremos oito emissoras católicas transmitindo em pool a noite de premiação: Rede Vida; TV 3º Milênio; TV Imaculada Conceição; Rede Nazaré de Televisão; TV Horizonte; TV Aparecida; Rede Evangelizar de Televisão; e Rede Século 21. Tudo isso aumenta a nossa responsabilidade de gerar conteúdo responsável e bem feito para todo o povo católico do Brasil. É uma tarefa e tanto se lembrarmos de que somos a maior nação católica do mundo.