Mérito Especial do Troféu Louvemos o Senhor 2016
Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão.
Assim começa uma das canções do Pe. José Weber, SVD, homenageado da 8ª Edição do Troféu Louvemos o Senhor com o “Mérito Especial – Prêmio por uma vida inteira de realizações”.
Como compositor litúrgico, Pe. José Weber deu vida a centenas de canções entoadas em todas as igrejas do Brasil. Entre elas, duas muito conhecidas:
Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.
Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor;
Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão;
Onde está o teu irmão, Eu estou presente nele.
Padre José Weber contribui, e muito, para que a música litúrgica continue animando a Igreja no Brasil, enfrentando os desafios surgidos na sociedade e na própria Igreja com a reforma litúrgica do Concilio Vaticano II.
Em valorização a “doação de sua vida pelos irmãos”, o Troféu Louvemos o Senhor homenageia Pe. José Weber com o Mérito Especial, ao lado de artistas como: Pe. Zezinho (2009); Banda Agnus Dei (2011); Ir. Míria T. Kolling (2012); Waldeci Faria (homenagem Póstuma 2013); Frei Fabretti, ofm, (homenagem Póstuma 2014) e Tia Lolita (2015).
José Weber, SVD, nasceu em Anitápolis/SC, em 1932. Ordenou-se sacerdote na congregação dos Missionários do Verbo Divino, em 1959. Realizou estudos de canto gregoriano e composição em Roma (1959-1967), onde também foi bibliotecário do Pontifício Instituto de Música Sacra (1967-1983). Também realizou trabalho pastoral em paróquias de periferia (1986-2010), como em Iguape/SP, junto à Pastoral dos Pescadores.
Veja o que Pe. José Weber fala sobre sua vocação: