Mérito Especial Troféu Louvemos o Senhor 2018
“Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria, de Maria nasceu o Salvador.” Assim canta a Igreja com a canção litúrgica de Reginaldo Veloso, que será homenageado com o “Mérito Especial” da 10ª Edição do Troféu Louvemos o Senhor.
Mestre em Teologia e História, escritor, compositor e especialista em liturgia, Reginaldo tem contribuído por muitos anos com a evangelização por meio da música. Algumas canções são populares e entoadas de norte a sul do país:
Um Cálice foi levantado
“Um cálice foi levantado,
um pão, entre nós partilhado,
o povo comeu e bebeu, e anunciou:
o amor venceu!”
Sê a rocha que me abriga
“Sê a rocha que me abriga,
Casa forte que me salva;
Para honra do teu nome
És o guia que me ampara!”
Entre outras canções que são cantadas nas celebrações litúrgicas, encontros de oração e retiros. “As músicas de Reginaldo Veloso fazem parte do dia a dia das celebrações e liturgias da nossa Igreja. Todos conhecemos estas músicas, mas muitas vezes não conhecemos o autor. São obras de arte a serviço da evangelização e da animação do povo. São os nossos textos sagrados traduzido em melodias que encantam”, aponta o Coordenador do Troféu Louvemos o Senhor, João Mourão.
O Troféu Louvemos o Senhor já homenageou nestes dez anos de história, por meio da categoria “Mérito Especial – Prêmio por uma vida inteira de realizações”, alguns ícones da música como: Pe. Zezinho (2009), Banda Agnus Dei (2011), Ir. Míria T. Kolling (2012), Waldeci Faria (homenagem Póstuma 2013), Frei Fabretti (homenagem Póstuma 2014), Tia Lolita (2015), Pe. José Weber, SDV (2016) e a Renovação Carismática Católica (2017).
“Esta categoria celebra o reconhecimento que damos aos músicos, compositores, artistas, que colocaram seus talentos e toda a sua vida a serviço de nos ajudar a preparar nossos corações para a comunicação com Deus”, destaca João Mourão.
Reginaldo Veloso
Mestre em Teologia e História, escritor, compositor e especialista em liturgia.
Reginaldo Veloso nasceu no dia 3 de agosto de 1937, em Piquete, Município de São José da Lage, Alagoas. O pai era pequeno comerciante, a mãe doméstica. Seu nome completo é José Reginaldo Velloso de Araujo.
Em 1951 foi para o Seminário em Recife (PE), onde fez o curso ginasial científico e estudou filosofia.
Em 1958 foi para Roma, onde estudou Teologia e História da Igreja. Foi ordenado padre em 1961, em Roma.
Voltou para o Brasil em 1966, e trabalhou por dois anos e meio como professor de Seminário.
Em 1968 foi para o bairro de Casa Amarela, em Recife (PE). Comandou por mais de 11 anos a paróquia do Morro da Conceição. Era o pároco (nomeado por Dom Hélder) de uma das principais paróquias da arquidiocese.
Reginaldo Veloso foi um dos fundadores do Instituto Teológico do Recife (ITER) e um dos braços direitos de Dom Helder Câmara.
De Norte a Sul do país, Reginaldo Veloso é chamado para prestar assessoria no campo da liturgia, da música litúrgica e também de movimentos de evangelização. Além disso, já atuou diversas vezes para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Programe-se!
20 de junho – Show de Premiação Troféu Louvemos o Senhor 2018
Evento terá sinal gerado pela Rede Século 21 e transmissão em pool pelas emissoras católicas de TV.
Fabiano Fachini, Assessoria de Imprensa