Os músicos independentes também têm vez
A maior premiação de música católica do país abriu inscrições no dia 13 de janeiro, com isso, abriu-se espaço também para as bandas independentes mostrarem seu trabalho e concorrerem ao lado dos grandes nomes da música católica do Brasil.
As bandas e artistas independentes são aquelas que produzem e financiam o material de trabalho, como CD’s, DVD’s, músicas e vídeos por conta própria, sem o auxilio de uma gravadora. Ter a liberdade de guiar o projeto e tomar as decisões é uma das principais vantagens de ser um artista independente.
Entretanto, o diretor musical da premiação, João Mourão, ressalta que são poucas as bandas que conseguem se financiar por conta própria. “Nem sempre o artista tem todo o recurso necessário para produzir o seu trabalho e então parte para captar este recurso junto a conhecidos, amigos e empresas, adicionando assim o papel de captador a todas as tarefas que ele já enfrenta na produção do seu trabalho artístico”, disse ele.
De acordo com o diretor musical, quando o artista está em uma gravadora, ele consegue contar com uma equipe para ampara-lo e ajuda-lo a decidir a resolver os problemas e questões que surgem diante do trabalho de criação e produção.
As próprias empresas já ficam atentas às novas bandas que chamam a atenção do público. É dessa maneira que as gravadoras sabem se o novo artista irá ser bem sucedido do mercado musical ou não. João Mourão explica ainda que várias bandas famosas hoje já passaram por esse processo. “A maioria dos artistas consagrados já estiveram nesta posição de independentes”, afirmou ele.
Melhor Banda do Ano – 2010
Um exemplo é a banda Rosa de Saron, que lançou de forma independente o seu primeiro álbum “Diante da Cruz”, em 1994, com o estilo rock as músicas da Rosa de Saron conquistaram o cenário musical. Gravadoras como a Som Livre e CODIMUC fazem parte da história da banda, que em 2013 lançou o 12º álbum “Latitude Longitude”. Ao longo das cinco edições do Troféu Louvemos o Senhor a banda foi premiada nove vezes.
Visando dar espaço e meio de divulgação, Troféu Louvemos o Senhor abriu a categoria para artistas independentes desde o princípio da história da premiação. Para o diretor musical, é no espaço do Troféu Louvemos que muitas bandas e artistas têm o seu reconhecimento artístico. “O Troféu Louvemos o Senhor quer ajudar a lançar novos artistas, lançando uma luz sobre os trabalhos que se sobressaírem no processo de triagem dos jurados”, finalizou João.
As inscrições para a 6ª edição do Troféu Louvemos vão até o dia 21 de fevereiro. Para se inscrever nas categorias independentes, é preciso preencher os campos obrigatórios da ficha de inscrição e não se esquecer de enviar cinco CD’s originais e os inscritos na categoria “DVD Independente” devem enviar três exemplares originais para a avaliação. Só dessa forma a inscrição será realmente efetivada.
Os materiais deverão ser enviados para o endereço:
Associação do Senhor Jesus/Rede Século 21
A/C: 6º TROFEU LOUVEMOS O SENHOR – Prêmio Nacional da Música Católica
Rua João Previtale, nº1834 – Jardim Alto da Colina
CEP: 13272-315 –Valinhos/SP
Por Milena Andrade