Padre José Cândido: Mérito Especial Troféu Louvemos o Senhor 2022
Neste ano, o Troféu Louvemos o Senhor irá homenagear o com o “Mérito Especial – Prêmio por uma vida de realizações”, o Padre José Cândido.
Foi ordenado padre em Santa Maria de Itabira, pelas mãos de Dom João Rezende Costa, no dia 1º de julho de 1973. Em sua missão de padre, passou pela formação do seminário, trabalhou em paróquias, foi professor em Seminários, Faculdades no exterior e no Brasil, principalmente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Padre José Cândido compôs, entre centenas de músicas sacras, o hino da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e o conhecido “Senhor que viestes salvar”.
O dom musical não é novidade para o padre, que perdeu as contas de quantas músicas já compôs. “Eu sou um compositor velho. Desde a segunda metade da década de 70, grande parte das músicas cantadas nas igrejas do Brasil e até algumas de Portugal são de minha autoria. Em 1995, a pedido do dom Serafim, eu compus um hino para o Congresso Missionário Latino-Americano”, conta padre José Cândido em uma de suas entrevistas.
A categoria “Mérito Especial” é uma homenagem concedida para aqueles que no decorrer de sua carreira tem dado contribuições criativas de importância artística excepcional no campo da música católica. Esta categoria é indicação exclusiva da Comissão Organizadora do Troféu Louvemos o Senhor.
Fabiano Fachini, da Rede Século 21