Facebook do Troféu Louvemos Instagram do Troféu Louvemos Twitter do Troféu Louvemos

Rosa de Saron incentiva bandas independentes

Com inicio independente, a Banda Rosa de Saron completou vinte e cinco anos de carreira em 2013 e durante essa trajetória foram treze prêmios conquistados no Troféu Louvemos o Senhor e duas indicações ao Latin Grammy Awards.

O baixista e compositor da banda, Rogério Feltrin explica que em 1988, quando a Rosa de Saron surgiu em Campinas-SP dentro do movimento da Renovação Carismática da Igreja Católica, não havia tantos recursos e tecnologias disponíveis para aqueles que trilhavam no caminho independente. Foi a partir de um consórcio realizado nos estúdios da atual gravadora Codimuc que o primeiro álbum “Diante da Cruz”, um disco de vinil, foi lançado. “Na época não existia ainda a gravadora Codimuc, mas já existia o estúdio. Lançamos em vinil de forma independente e quando a Codimuc foi criada, o relançamos”, relata Rogério.

O álbum foi uma revolução no universo da música católica. Mesmo de forma independente, a Rosa de Saron atraiu grandes públicos em festivais e shows pelo Brasil. O baixista revela que o ideal de fazer algo por amor deve ser a maior motivação para aqueles que estão começando agora. “Se você faz o que gosta, é mais fácil. É preciso pensar na satisfação de fazer aquilo, na sua motivação e pelo ideal da evangelização. Isso torna o projeto possível, independente do resultado. É complicado, precisa de insistência”, ressalta ele.

Rogério ainda afirma que atualmente as bandas que não possuem um contrato têm a vantagem do avanço das tecnologias. “Hoje, com a tecnologia você consegue ter um home estúdio, com um computador e software bom. A gente não tinha força para fazer um trabalho independente, precisávamos de uma parceria”, declarou. Porém, é necessário saber utilizar as redes sociais e a internet como meio de divulgação e produção do material. “As bandas não devem se preocupar só com a gravação, composição. Isso tudo precisa estar aliado à internet, com a divulgação das músicas nas redes sociais, por exemplo”, observa o baixista.

Duas décadas depois do lançamento do primeiro CD, a banda Rosa de Saron está em seu 12º álbum e já realizaram parcerias com gravadoras tais como Codimuc e Som Livre. O resultado foi a conquista de fãs de todos os estilos musicais e o reconhecimento através de prêmios.

Melhor Banda do Ano – 2010

O Troféu Louvemos o Senhor faz parte da história da banda, que é a mais premiada ao longo de todas as edições com treze estatuetas. Durante a 5ª edição receberam os prêmios de Melhor Banda do Ano e Melhor Álbum Rock, com o CD “O agora e o eterno”. Rogério afirma que receber o prêmio é uma forma de valorizar o trabalho da banda e toda a equipe envolvida. “As vezes você está cansado do dia a dia, da rotina e a premiação é um incentivo. Além disso, é uma forma de divulgação da banda. As pessoas compartilham, repercute na mídia, a imprensa cobre”, finalizou o baixista.

No segundo ano da premiação, a Rosa de Saron levou o prêmio de Melhor Banda, Melhor Cantor e Melhor Interprete Masculino.

Em 2009 a banda foi premiada nas categorias: Melhor Música do Ano, Melhor Cantor do Ano e Melhor Banda do Ano.

Por Milena Andrade

Top
Share This